top of page

REGULAMENTO INTERNO DO VOLUNTARIADO

 

Para ser voluntário em nossa Instituição é necessário estar de acordo com as seguintes normas:

 

1. O voluntário deverá possuir respeito e amor incondicional pela vida e pelos animais, identificando-se com a missão e os objetivos do Projeto Mucky (saiba mais).

 

2. Todos os candidatos participarão de um processo seletivo que inclui o preenchimento de um questionário, uma entrevista com a Coordenação da Instituição e a realização de atividades práticas por um período previamente determinado ("período de experiência").

 

3. Os períodos e horários de trabalho serão definidos de acordo com a disponibilidade do voluntário. As atividades serão delegadas em função das aptidões e interesses identificados na entrevista, visando sempre atender, prioritariamente, as necessidades da Instituição.

 

4. É fundamental que haja assiduidade e pontualidade nos dias e horários definidos para o trabalho. O voluntário que se comprometer a atuar na Instituição de forma recorrente deverá comparecer, no mínimo, a cada 15 dias, sempre informando as datas de sua participação com um mês de antecedência. Participações esporádicas não são aceitas por não serem produtivas nem para a Instituição (que não terá como realizar a capacitação de forma adequada)  e nem para o voluntário (que perderá a possibilidade do aprendizado resultante da prática frequente).

 

5. Eventuais faltas ou atrasos deverão ser comunicados à Coordenação com, pelo menos, dois dias de antecedência, tornando possível a substituição do voluntário ausente. O voluntário que não comparecer nas datas e horários combinados e não justificar a sua ausência será automaticamente desligado de suas atividades na Instituição. 

 

6. Em caso de férias, o período de interrupção do trabalho deverá ser comunicado antecipadamente. 

 

7. afastamento ou interrupção permanente do trabalho voluntário deverá ser comunicado com antecedência.

 

8. O trabalho diário no Projeto Mucky tem início às 7h e se encerra por volta das 18h, com intervalos para o café da manhã, almoço e café da tarde. A fim de evitar impactos à rotina da equipe, é fundamental que o voluntário respeite o horário de trabalho, permanecendo na Instituição durante todo o período de atividades.

 

9. Caso o voluntário deseje atuar na Instituição por um período determinado, poderá hospedar-se na sede do Projeto Mucky mediante disponibilidade de vagas. Será cobrado o valor de R$ 25,00 por dia para cobrir os custos com alimentação (4 refeições diárias) e hospedagem, sendo que o valor total deve pago por meio de depósito ou transferência bancária, até 10 dias antes da chegada à Instituição. A confirmação da reserva será confirmada após envio do comprovante para o e-mail contato@projetomucky.org.br

 

10. O voluntário que atuar na Instituição por, no mínimo, 15 dias consecutivos, terá direito à folga proporcional em datas previamente estabelecidas pela Coordenação.

 

11. Cuidados médicos

* Os voluntários com necessidades de dietas especiais deverão informá-las com antecedência por meio da ficha de inscrição.
* Recomenda-se uma revisão dentária antes da chegada ao Projeto, sobretudo no caso de estadia por períodos mais longos.
* O voluntário deverá informar na ficha de entrada o nome das pessoas que deverão ser avisadas em caso de emergências.

* Por estar entrando em contato com animais silvestres, os candidatos aprovados deverão comprovar vacinação atualizada contra tétano, febre amarela, influenza e raiva (antirrábica). Uma cópia da caderneta de vacinação deverá ser enviada por e-mail até 7 dias antes da chegada ao Projeto, e a via original do documento deverá ser apresentada no dia da entrada.

Atenção: todas as vacinas listadas acima são obrigatórias para a atuação no Projeto Mucky, incluindo a vacina contra a gripe (Influenza)

 

12. O Projeto Mucky possui uma metodologia criteriosa, diferenciada e complexa de cuidados com os primatas. Por isso, o voluntário deverá ouvir com atenção todas as instruções e orientações dadas pelos coordenadores e cumpri-las rigorosamente em seus detalhes, buscando sempre esclarecer as dúvidas que surgirem durante o trabalho.

 

13. Se, durante a sua atuação, for constatado que o voluntário não possui o perfil ou as habilidades necessárias para exercer as atividades a ele delegadas, poderá ser remanejado para outro setor de atuação. Se, mesmo assim, não conseguir cumprir as orientações e nem atender as necessidades da Instituição, poderá ser dispensado do trabalho mediante conversa prévia com a Coordenação.

 

14. Independentemente de sua formação, conhecimentos ou experiência, um voluntário jamais deverá "assumir" o lugar dos coordenadores, técnicos ou profissionais especializados da Instituição, devendo usar os conhecimentos que possui para contribuir com esses profissionais, e não para substituí-los.

 

15. O voluntário não deverá criticar e nem alterar, por conta própria, as regras e rotinas dos setores da Instituição. Todos os problemas e sugestões deverão ser levados à Coordenação para avaliação e discussão.

 

16. É fundamental que o trabalho seja realizado de forma harmoniosa, solidária e integrada com a equipe. O voluntário deverá ter tranquilidade para aceitar supervisão, controle e críticas de seus coordenadores, pois é algo que faz parte do processo de capacitação e formação para o voluntariado.

 

17. A participação do voluntário em reuniões e cursos será obrigatória sempre que solicitado.

 

18. O uso de telefones, computadores e demais equipamentos existentes no Projeto Mucky serão autorizados somente para a realização de tarefas relacionadas ao trabalho voluntário.

 

19. O voluntário deverá responsabilizar-se por todos os equipamentos ou materiais que receber para realizar suas tarefas.

 

20. Nenhum voluntário deverá utilizar o nome do Projeto Mucky sem a devida autorização para: angariar fundos, pedir donativos ou obter favores em benefício próprio.

 

21. O voluntário não poderá dar declarações à imprensa ou realizar qualquer tipo de comunicação ou participação pública em nome do Projeto Mucky, sem autorização prévia da Coordenação.

 

22. A fim de preservar os primatas da Instituição, é terminantemente proibido publicar fotos e vídeos dos animais em mídias digitais, sites, blogs, redes sociais, entre outros, sem autorização prévia da Coordenação.

 

23. No primeiro dia de trabalho o voluntário preencherá a ficha cadastral de voluntário, fornecendo todas as informações solicitadas.

 

24. Ao final de cada dia de trabalho, o voluntário preencherá uma ficha de avaliação na qual relatará as atividades que realizou e comentará a experiência vivida (o que gostou, o que aprendeu, sugestões, etc.).

 

25. Para a realização do trabalho, o voluntário deverá providenciar: 

* Repelente de insetos;

* Protetor solar;

* Roupas apropriadas para tempo chuvoso (capa, botas);

* Chapéu ou boné para proteção contra o sol;

* Roupas leves para dias quentes (é necessário trabalhar trajando calça comprida);

* Calçado fechado (ex: tênis, bota, etc.).

 

26. O voluntário deverá manter os seus dados pessoais e de contato atualizados, informando a Instituição sempre que houver mudança de endereço ou telefone.

bottom of page